Entrega da Presença para o diário de classe
Visão geral
Este tópico descreve e o fluxo de como o faceSchool realiza o envio de presenças para o sistema ERP educacional. O processo engloba a coleta de dados de presença via reconhecimento facial e registros manuais, e o envio dessas informações para atualização no sistema. A operação visa substituir processos manuais e garantir a integridade dos dados no ambiente acadêmico, melhorando a eficiência e precisão dos registros de presença.
O faceSchool é responsável por enviar as presenças dos alunos, tanto as capturadas automaticamente pelo sistema de reconhecimento facial quanto as inseridas manualmente pelos professores. Este fluxo deve considerar a disponibilidade dos sistemas, o status da rede e a contingência para possíveis falhas. O processo inclui validações para garantir que as informações enviadas estejam corretas e sigam os requisitos acordados para garantir a atualização precisa no diário eletrônico dos professores.
Tabela de requisitos
A tabela de requisitos apresentada aqui contém as especificações funcionais que regem o comportamento da integração entre o faceSchool e o ERP educacional. Cada requisito foi definido para garantir o funcionamento adequado e atender às expectativas dos envolvidos na integração.
A tabela assegura que a lógica de negócios, como o tratamento de faltas e presenças, esteja de acordo com as necessidades específicas da operação e também com as possíveis intervenções manuais por parte dos professores. O cumprimento desses requisitos é essencial para o sucesso da integração.
| Requisito | Descrição do Requisito |
|---|---|
| RF-01.0 | O faceSchool enviará as presenças registradas tanto pelo reconhecimento facial quanto pelo registro manual em seu sistema. |
| RF-02.0 | O faceSchool não enviará informações de alunos que estão ausentes. |
| RF-03.0 | Não deverão ser registradas faltas automaticamente para turmas que não estão incluídas no escopo do reconhecimento facial. |
| RF-04.0 | Não deverão ser registradas presenças automaticamente para turmas que não estão incluídas no escopo do reconhecimento facial. |
| RF-05.0 | O ERP deverá prover uma ferramenta de seleção de turmas de cada escola pertencente ao projeto |
| RF-06.0 | A presença enviada pelo faceSchool para um aluno matriculado em uma turma com registro de faltas por disciplina deverá ser registrada em todas as disciplinas do dia da presença correspondente. |
| RF-06.1 | A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a presença registrada manualmente por professores de uma disciplina específica. |
| RF-06.2 | A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a falta registrada manualmente por professores de uma disciplina específica. |
| RF-06.3 | Em caso de turmas com presença por disciplina, as presenças deverão ser registradas somente para as aulas do horário do recebimento e as aulas subsequentes na grade do dia. Devendo ser anotada falta para as disciplinas de horários anteriores |
| RF-07.0 | A presença enviada pelo faceSchool para um aluno matriculado em uma turma com registro de faltas por dia deverá ser registrada para o dia correspondente. |
| RF-07.1 | A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a presença registrada manualmente por um professor no dia correspondente. |
| RF-07.2 | A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a falta registrada manualmente por um professor no dia correspondente. |
| RF-08.0 | As presenças enviadas pelo faceSchool deverão estar disponíveis no diário eletrônico dos professores. |
| RF-09.0 | Se nenhum aluno de uma turma tiver recebido presença do faceSchool, a turma não deverá ter faltas registradas no diário eletrônico. |
| RF-10.0 | Se um ou mais alunos de uma turma tiverem recebido presença do faceSchool, a turma deverá apresentar as presenças para esses alunos e faltas para os que não receberam, desde que isso não entre em conflito com os requisitos RF-06.X e RF-07.X. |
| RF-11.0 | Caso o faceSchool envie novas presenças, o diário eletrônico deverá ser atualizado para incluir essas presenças, desde que isso não conflite com os requisitos RF-06.X e RF-07.X. |
| RF-12.0 | A resposta ao envio de presenças deve retornar um status code entre 200-299 em caso de sucesso no armazenamento. |
| RF-13.0 | A resposta ao envio de presenças deve retornar um status code acima de 300 em caso de falha no registro das presenças. |
Fluxograma do Envio de presenças do faceSchool
Este tópico tem como objetivo ilustrar as fases do processo e a interação entre os sistemas. O fluxograma destaca os principais eventos, como a captura da presença, a validação, o envio dos dados para o ERP e o tratamento de erros ou inconsistências. Ele serve como uma ferramenta visual para garantir que todos os envolvidos no processo compreendam as etapas do envio de presenças e possam acompanhar a execução de forma mais clara e objetiva.

Fluxo Continuado 1- Comportamento hipotético do ERP
Esta seção explora o comportamento esperado do ERP educacional ao receber os dados enviados pelo faceSchool, simulando o cenário de sucesso em processar a presença e o cenário de falha.
O comportamento hipotético do ERP analisa como o sistema lida com as presenças enviadas. O fluxo continuado apresenta possíveis situações, como o registro de presenças por disciplina ou por dia, e como o ERP deveria se comportar quando presenças manuais já estiverem sido registradas anterior ao recebimento da presença.

Diagrama de Arquitetura de Alto Nível
O diagrama de arquitetura de alto nível apresenta a estrutura técnica que suporta a integração entre o faceSchool e o ERP. Ele destaca os componentes envolvidos, as interações entre os sistemas e a infraestrutura necessária para garantir o fluxo adequado das informações.
O diagrama ilustra a comunicação entre os diferentes módulos do faceSchool e o ERP, incluindo o fluxo de dados, as APIs de integração e os mecanismos de segurança aplicados para proteger as informações dos alunos. Ele oferece uma visão abrangente da infraestrutura técnica e dos processos que ocorrem nos bastidores para garantir a operação eficiente do sistema de presenças.
