Ir para o conteúdo

Entrega da Presença para o diário de classe

Visão geral

Este tópico descreve e o fluxo de como o faceSchool realiza o envio de presenças para o sistema ERP educacional. O processo engloba a coleta de dados de presença via reconhecimento facial e registros manuais, e o envio dessas informações para atualização no sistema. A operação visa substituir processos manuais e garantir a integridade dos dados no ambiente acadêmico, melhorando a eficiência e precisão dos registros de presença.

O faceSchool é responsável por enviar as presenças dos alunos, tanto as capturadas automaticamente pelo sistema de reconhecimento facial quanto as inseridas manualmente pelos professores. Este fluxo deve considerar a disponibilidade dos sistemas, o status da rede e a contingência para possíveis falhas. O processo inclui validações para garantir que as informações enviadas estejam corretas e sigam os requisitos acordados para garantir a atualização precisa no diário eletrônico dos professores.


Tabela de requisitos

A tabela de requisitos apresentada aqui contém as especificações funcionais que regem o comportamento da integração entre o faceSchool e o ERP educacional. Cada requisito foi definido para garantir o funcionamento adequado e atender às expectativas dos envolvidos na integração.

A tabela assegura que a lógica de negócios, como o tratamento de faltas e presenças, esteja de acordo com as necessidades específicas da operação e também com as possíveis intervenções manuais por parte dos professores. O cumprimento desses requisitos é essencial para o sucesso da integração.

Requisito Descrição do Requisito
RF-01.0 O faceSchool enviará as presenças registradas tanto pelo reconhecimento facial quanto pelo registro manual em seu sistema.
RF-02.0 O faceSchool não enviará informações de alunos que estão ausentes.
RF-03.0 Não deverão ser registradas faltas automaticamente para turmas que não estão incluídas no escopo do reconhecimento facial.
RF-04.0 Não deverão ser registradas presenças automaticamente para turmas que não estão incluídas no escopo do reconhecimento facial.
RF-05.0 O ERP deverá prover uma ferramenta de seleção de turmas de cada escola pertencente ao projeto
RF-06.0 A presença enviada pelo faceSchool para um aluno matriculado em uma turma com registro de faltas por disciplina deverá ser registrada em todas as disciplinas do dia da presença correspondente.
RF-06.1 A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a presença registrada manualmente por professores de uma disciplina específica.
RF-06.2 A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a falta registrada manualmente por professores de uma disciplina específica.
RF-06.3 Em caso de turmas com presença por disciplina, as presenças deverão ser registradas somente para as aulas do horário do recebimento e as aulas subsequentes na grade do dia. Devendo ser anotada falta para as disciplinas de horários anteriores
RF-07.0 A presença enviada pelo faceSchool para um aluno matriculado em uma turma com registro de faltas por dia deverá ser registrada para o dia correspondente.
RF-07.1 A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a presença registrada manualmente por um professor no dia correspondente.
RF-07.2 A presença enviada pelo faceSchool não deverá substituir a falta registrada manualmente por um professor no dia correspondente.
RF-08.0 As presenças enviadas pelo faceSchool deverão estar disponíveis no diário eletrônico dos professores.
RF-09.0 Se nenhum aluno de uma turma tiver recebido presença do faceSchool, a turma não deverá ter faltas registradas no diário eletrônico.
RF-10.0 Se um ou mais alunos de uma turma tiverem recebido presença do faceSchool, a turma deverá apresentar as presenças para esses alunos e faltas para os que não receberam, desde que isso não entre em conflito com os requisitos RF-06.X e RF-07.X.
RF-11.0 Caso o faceSchool envie novas presenças, o diário eletrônico deverá ser atualizado para incluir essas presenças, desde que isso não conflite com os requisitos RF-06.X e RF-07.X.
RF-12.0 A resposta ao envio de presenças deve retornar um status code entre 200-299 em caso de sucesso no armazenamento.
RF-13.0 A resposta ao envio de presenças deve retornar um status code acima de 300 em caso de falha no registro das presenças.

Fluxograma do Envio de presenças do faceSchool

Este tópico tem como objetivo ilustrar as fases do processo e a interação entre os sistemas. O fluxograma destaca os principais eventos, como a captura da presença, a validação, o envio dos dados para o ERP e o tratamento de erros ou inconsistências. Ele serve como uma ferramenta visual para garantir que todos os envolvidos no processo compreendam as etapas do envio de presenças e possam acompanhar a execução de forma mais clara e objetiva.

fluxograma de presenças


Fluxo Continuado 1- Comportamento hipotético do ERP

Esta seção explora o comportamento esperado do ERP educacional ao receber os dados enviados pelo faceSchool, simulando o cenário de sucesso em processar a presença e o cenário de falha.

O comportamento hipotético do ERP analisa como o sistema lida com as presenças enviadas. O fluxo continuado apresenta possíveis situações, como o registro de presenças por disciplina ou por dia, e como o ERP deveria se comportar quando presenças manuais já estiverem sido registradas anterior ao recebimento da presença.

fluxo continuado do fluxograma anterior

Diagrama de Arquitetura de Alto Nível

O diagrama de arquitetura de alto nível apresenta a estrutura técnica que suporta a integração entre o faceSchool e o ERP. Ele destaca os componentes envolvidos, as interações entre os sistemas e a infraestrutura necessária para garantir o fluxo adequado das informações.

O diagrama ilustra a comunicação entre os diferentes módulos do faceSchool e o ERP, incluindo o fluxo de dados, as APIs de integração e os mecanismos de segurança aplicados para proteger as informações dos alunos. Ele oferece uma visão abrangente da infraestrutura técnica e dos processos que ocorrem nos bastidores para garantir a operação eficiente do sistema de presenças.

image.png